Desenvolvimento Infantil

Projetos focados em intervenções precoces para o potencial dos bebês e crianças.

A young child wearing a bright pink outfit is sitting on the floor in a playful pose, with arms raised and a joyful expression. Surrounding the child are colorful toys and educational materials. The setting appears to be a classroom or playroom with toys, books, and wooden shelving in the background.
A young child wearing a bright pink outfit is sitting on the floor in a playful pose, with arms raised and a joyful expression. Surrounding the child are colorful toys and educational materials. The setting appears to be a classroom or playroom with toys, books, and wooden shelving in the background.

Intervenção Precoce

Nessa iniciativa a psicomotricidade visa a atuação em Prematuridade Extrema e Estimulação Precoce em bebês.

A prematuridade pode causar atrasos motores e a estimulação pode acontecer ainda na internação, ou, assim que possível, após a alta hospitalar e/ou com orientação médica.

Bebês que recebem serviços de intervenção precoce têm maior probabilidade de alcançar resultados positivos em várias áreas do desenvolvimento, incluindo funcionamento cognitivo, social, emocional e comportamental.

A young child with short, dark hair and a small decorative mark on their forehead is wearing a bright pink top with black lettering and dark jeans. They are held gently by an adult's hand adorned with rings and bracelets, complementing the child’s bracelets. The background is neutral and unobtrusive.
A young child with short, dark hair and a small decorative mark on their forehead is wearing a bright pink top with black lettering and dark jeans. They are held gently by an adult's hand adorned with rings and bracelets, complementing the child’s bracelets. The background is neutral and unobtrusive.

Intervenção na Primeiríssima Infância

A partir da primeiríssima infância, que atende crianças do zero aos três anos de idade, a psicomotricidade cria condições de evolução para aquelas que não atingiram os marcos do desenvolvimento.

Um diagnóstico precoce é um momento desafiador, é crucial para os pais.

O medo do desconhecido, a preocupação com o futuro do filho e até mesmo um sentimento de frustração podem surgir.

É um momento delicado que exige acolhimento e a busca por informações que possam clarear e entender o que tudo isso significa para a evolução de seu filho.

Por isso, compreender que a intervenção terapêutica precoce pode impulsionar o desenvolvimento da criança com maior rendimento é fundamental para transformar a apreensão em esperança e ação.

A psicomotricidade, ao utilizar atividades lúdicas como principal ferramenta de trabalho, consegue acessar o universo da criança de forma natural e prazerosa.

É através do brincar, que se estimula o desenvolvimento de habilidades importantes em diversas áreas como cognitiva, motora, social e emocional e linguística.

O terapeuta oportuniza e contribui para a formação de um sujeito de desejo e prazer, que ao vivenciar os acertos em suas explorações e interações, sente-se mais motivada a aprender e a se engajar no mundo ao seu redor.

Essa experiência positiva nutre sua autoestima e confiança, esse processo terapêutico favorece a autonomia e a desenvoltura da criança, atua para expressar suas opiniões e interagir com o ambiente.

a couple of young girls standing next to a tent
a couple of young girls standing next to a tent

Crescimento Global

A importância de uma abordagem holística no desenvolvimento infantil e do impacto positivo da intervenção precoce.

Promovemos o desenvolvimento integral das crianças, abordando aspectos emocionais, sociais, cognitivos e físicos para garantir que alcancem seu pleno potencial e se tornem membros ativos e engajados da sociedade.

Ter um olhar para que se desenvolvam como sujeitos completos e bem ajustados.

Essa visão integrada reconhece que todas essas áreas estão interconectadas e influenciam umas às outras.

O apoio no desenvolvimento infantil, especialmente quando oferecido precocemente, estabelece uma base sólida para um resultado positivo.

Crianças que recebem atenção às suas necessidades desde cedo tendem a apresentar melhores resultados acadêmicos, maior capacidade de construir relacionamentos saudáveis e uma participação mais ativa na sociedade.

Uma criança emocionalmente segura tende a ter um desempenho melhor cognitivamente e a se sentir mais motivada para explorar o mundo físico.

Dificuldades de aprendizagem não diagnosticadas podem levar a problemas comportamentais, baixa confiança e a fuga das tarefas acadêmicas.

Quando uma criança enfrenta desafios no aprendizado e não recebe o apoio adequado, ela pode desenvolver sentimento de frustração, inadequação e ansiedade.

Esses sentimentos podem se manifestar em comportamentos desafiadores como forma de expressar seu desconforto ou de evitar situações que lhe causam sofrimento.

A intervenção precoce, ao identificar e abordar as dificuldades de aprendizagem, atua no surgimento desses problemas secundários, protegendo a saúde mental e o bem-estar da criança.

A abordagem de desenvolvimento integral e o foco na intervenção precoce são estratégias para capacitar as crianças a alcançarem seu pleno potencial.

Ao investir em seu desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico desde os primeiros anos, e ao identificar e abordar precocemente quaisquer dificuldades, estamos construindo sujeitos capazes de enfrentar e reconhecer suas limitações,

A criança não deve ter que arcar com o peso dos desafios da inclusão, dos preconceitos e da falta de preparo daqueles que a cercam.

É responsabilidade dos adultos – família, educadores, profissionais e a sociedade em geral – criar um ambiente que a acolha, a valorize e lhe ofereça as condições necessárias para se desenvolver plenamente, independentemente de suas características individuais.

Essas barreiras, podem ter um impacto negativo em sua autoestima, em seu desenvolvimento social, emocional e acadêmico.

woman wearing yellow long-sleeved dress under white clouds and blue sky during daytime

"Eu só tenho a agradecer a Deus e a dra. Arlete por tanto profissionalismo humanizado. Indico de olhos fechados."

Paula Pedrosa

"Só tenho a agradecer a você que despertou no Murilo a confiança necessária para realizar as atividades em medo."

Edna Carvalho

★★★★★
★★★★★