Desenvolvimento Infantil
Projetos focados em intervenções precoces para o potencial dos bebês e crianças.
Intervenção Precoce
Nessa iniciativa a psicomotricidade visa a atuação em Prematuridade Extrema e Estimulação Precoce em bebês.
A prematuridade pode causar atrasos motores e a estimulação pode acontecer ainda na internação, ou, assim que possível, após a alta hospitalar e/ou com orientação médica.
Bebês que recebem serviços de intervenção precoce têm maior probabilidade de alcançar resultados positivos em várias áreas do desenvolvimento, incluindo funcionamento cognitivo, social, emocional e comportamental.
Intervenção na Primeiríssima Infância
A partir da primeiríssima infância, que atende crianças do zero aos três anos de idade, a psicomotricidade cria condições de evolução para aquelas que não atingiram os marcos do desenvolvimento.
Um diagnóstico precoce é um momento desafiador, é crucial para os pais.
O medo do desconhecido, a preocupação com o futuro do filho e até mesmo um sentimento de frustração podem surgir.
É um momento delicado que exige acolhimento e a busca por informações que possam clarear e entender o que tudo isso significa para a evolução de seu filho.
Por isso, compreender que a intervenção terapêutica precoce pode impulsionar o desenvolvimento da criança com maior rendimento é fundamental para transformar a apreensão em esperança e ação.
A psicomotricidade, ao utilizar atividades lúdicas como principal ferramenta de trabalho, consegue acessar o universo da criança de forma natural e prazerosa.
É através do brincar, que se estimula o desenvolvimento de habilidades importantes em diversas áreas como cognitiva, motora, social e emocional e linguística.
O terapeuta oportuniza e contribui para a formação de um sujeito de desejo e prazer, que ao vivenciar os acertos em suas explorações e interações, sente-se mais motivada a aprender e a se engajar no mundo ao seu redor.
Essa experiência positiva nutre sua autoestima e confiança, esse processo terapêutico favorece a autonomia e a desenvoltura da criança, atua para expressar suas opiniões e interagir com o ambiente.
Crescimento Global
A importância de uma abordagem holística no desenvolvimento infantil e do impacto positivo da intervenção precoce.
Promovemos o desenvolvimento integral das crianças, abordando aspectos emocionais, sociais, cognitivos e físicos para garantir que alcancem seu pleno potencial e se tornem membros ativos e engajados da sociedade.
Ter um olhar para que se desenvolvam como sujeitos completos e bem ajustados.
Essa visão integrada reconhece que todas essas áreas estão interconectadas e influenciam umas às outras.
O apoio no desenvolvimento infantil, especialmente quando oferecido precocemente, estabelece uma base sólida para um resultado positivo.
Crianças que recebem atenção às suas necessidades desde cedo tendem a apresentar melhores resultados acadêmicos, maior capacidade de construir relacionamentos saudáveis e uma participação mais ativa na sociedade.
Uma criança emocionalmente segura tende a ter um desempenho melhor cognitivamente e a se sentir mais motivada para explorar o mundo físico.
Dificuldades de aprendizagem não diagnosticadas podem levar a problemas comportamentais, baixa confiança e a fuga das tarefas acadêmicas.
Quando uma criança enfrenta desafios no aprendizado e não recebe o apoio adequado, ela pode desenvolver sentimento de frustração, inadequação e ansiedade.
Esses sentimentos podem se manifestar em comportamentos desafiadores como forma de expressar seu desconforto ou de evitar situações que lhe causam sofrimento.
A intervenção precoce, ao identificar e abordar as dificuldades de aprendizagem, atua no surgimento desses problemas secundários, protegendo a saúde mental e o bem-estar da criança.
A abordagem de desenvolvimento integral e o foco na intervenção precoce são estratégias para capacitar as crianças a alcançarem seu pleno potencial.
Ao investir em seu desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico desde os primeiros anos, e ao identificar e abordar precocemente quaisquer dificuldades, estamos construindo sujeitos capazes de enfrentar e reconhecer suas limitações,
A criança não deve ter que arcar com o peso dos desafios da inclusão, dos preconceitos e da falta de preparo daqueles que a cercam.
É responsabilidade dos adultos – família, educadores, profissionais e a sociedade em geral – criar um ambiente que a acolha, a valorize e lhe ofereça as condições necessárias para se desenvolver plenamente, independentemente de suas características individuais.
Essas barreiras, podem ter um impacto negativo em sua autoestima, em seu desenvolvimento social, emocional e acadêmico.
"Eu só tenho a agradecer a Deus e a dra. Arlete por tanto profissionalismo humanizado. Indico de olhos fechados."
Paula Pedrosa


"Só tenho a agradecer a você que despertou no Murilo a confiança necessária para realizar as atividades em medo."
Edna Carvalho

